Abaixo, encontram-se alguns dos meus trabalhos em infografia e narrativas visuais. Muitos deles, sobretudo os trabalhos desenvolvidos com o software Tableau, são de minha própria autoria, na íntegra. No caso dos trabalhos colaborativos, atuei na produção do código ou na pesquisa e organização do gráfico principal, colaborando com profissionais de diferentes áreas.
Tableau
Publico trabalhos desenvolvidos na ferramenta Tableau desde 2012. Já são mais de 200 visualizações, que podem ser acessadas no meu perfil de autor da plataforma, aqui.
Nesse tipo de narrativa, eu cuido de todos os aspectos: a escolha dos gráficos, a formatação dos dados e, na maioria dos casos, de todos os textos.
Outros trabalhos
Os laços familiares do clã Bolsonaro
Apuração da equipe de reportagem do Globo mapeou os 286 funcionários que foram assessores dos quatro membros da família Bolsonaro que ocuparam cargos legislativos. Participei desde o início da pesquisa, orientando os repórteres na estrutura da coleta dos dados. Em seguida fiz a limpeza da base com o Open Refine, consolidei esses dados com scripts de R e, além de coordenar o time de designers e desenvolvedor que montou a página completa, fiquei responsável por produzir o gráfico de rede em D3.js.
Universo Marvel em expansão
A ideia desse trabalho era mostrar, de forma visual e dinâmica, como os diversos filmes do universo Marvel interconectam seus personagens. Esse trabalho foi idealizado e apurado por mim. Também concebi e programei o funcionamento geral do gráfico de rede que se monta em etapas, a cada filme. Para isso, foi usada a biblioteca de Javascript D3.js.
Análises dos jogos da Copa do Mundo da Rússia 2018
A partir de dados da plataforma Footstats e de estatísticas oficiais da FIFA, o infografista Alessandro Alvim e eu analisamos a tática de todos os jogos da Seleção Brasileira, das semifinais e da final da competição. A ideia era, para cada partida, traduzir visualmente os padrões de jogo e explicar o desempenho dos times. Cada trabalho tinha como peça central um gráfico com o fluxo de passes entre cada jogador, uma visualização que construí em D3.js e, logo após cada jogo, exportava em SVG para gerar a análise da versão impressa. A versão digital de cada análise era publicada em até 40 minutos após o término das partidas.
Veja como ficou o preço do metro quadrado no seu bairro
Mapa interativo com dados de variação de valores imobiliários nos bairros do Rio de Janeiro. O trabalho foi feito inteiramente por mim em html/css/d3.js.
A rede de Joesley
A reportagem do Globo traçou as relações entre os personagens do escândalo envolvendo a gravação feita pelo empresário Joesley Batista do então presidente da República Michel Temer. Minha contribuição foi montar esse gráfico de rede interativo, em D3.js, que agrupa os personagens em núcleos e acrescenta contexto às relações entre eles.
Seleção Brasileira: uma análise estatística de uma história de gols, traumas e conquistas
Em parceria com o jornalista Luis Guilherme Julião e o designer Vinicius Machado, produzimos uma reportagem visual que extrai dados interessantes a partir da base com todos os jogos oficiais da história da Seleção Brasileira (até maio de 2018). O trabalho contou com visualizações estáticas, concebidas por mim e construídas em Illustrator pelo Vinicius, e algumas interativas, usando a ferramenta Flourish.
Você consegue escalar um time melhor que o Dream Team?
Inspirado pelos fantasy games populares nos EUA, concebi, apurei e coordenei a produção desse jogo. Nele, o leitor escala - dentre os 31 pré-convocados da seleção americana de basquete para os Jogos Olímpicos do Rio - cinco atletas para comparar seus dados acumulados contra os cinco titulares do lendário time formado para os Jogos Olímpicos de 1992. Coletei estatísticas reais para cada atleta e concebi os critérios do jogo, que oferece 63.648 combinações possíveis de escalação. A produção teve desenvolvimento de Anderson Campos e design de Vinicius Machado.
A evolução do quadro de medalhas em cinco perguntas
Concebi, apurei e redigi esse especial que tentava responder - visualmente, a partir de dados - perguntas pertinentes sobre o quadro de medalhas olímpico. Dúvidas como "sediar uma Olimpíada melhora o desempenho do país anfitrião?". O resultado é esse conjunto, com design de Vinicius Machado.
O eleitor profissional
Reportagem investigativa que buscava entender a dinâmica, em cidades pequenas do interior do Brasil, de compra de voto camuflada como contratação de cabos eleitorais. Minha contribuição foi executar queries de SQL a partir do banco de dados de gastos eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral. A ideia era contabilizar os CPFs únicos por município, determinar quem contratava essas pessoas e cruzar com o eleitorado de cada localidade. Em algumas localidades, mais de 10% do eleitorado recebeu algum valor de campanhas eleitorais.
Onde os limites não são respeitados
A partir de dados de GPS transmitidos pelos ônibus da rede municipal do Rio de Janeiro, preparei essa visualização que mostra as vias onde esses veículos mais frequentemente ultrapassam os limites de velocidade. Os mapas foram gerados com o software QGis. Esse trabalho obteve uma medalha de bronze no prêmio Malofiej.
Onde atuam os 736 jogadores da Copa do Mundo de 2010?
Concebi e pesquisei esse trabalho com parceria com o designer Carlos Lemos. O ideia era mostrar o efeito da globalização no nível mais alto do futebol mundial, com a maioria dos jogadores das principais seleções atuando sobretudo na Europa. Algo na época ainda raro em redações de grandes jornais no Brasil, foi um trabalho de jornalismo de dados pensado exclusivamente para o digital, aproveitando ao máximo as possibilidades da interação para que o leitor tivesse uma informação imediata geral do assunto mas pudesse se embrenhar nos detalhes. O trabalho conquistou uma medalha de Prata no prestigiado prêmio Malofiej, amplamente considerado o "Pulitzer da infografia". Foi a primeira medalha de Prata para um veículo brasileiro com um trabalho 100% digital - e não uma adaptação de um trabalho originalmente projetado para a mídia impressa.